domingo, 31 de janeiro de 2010

The Comedy of the Colours II / Moments Forever (ON A MARCHÉ SUR LA LUNE)

100 x 100 - 2010 - 500.00€

Tintim (no original Françês Tintin) é o protagonista da série de ficção de banda desenhada conhecida como “As Aventuras de Tintim”, (Les aventures de Tintin), criada pelo quadrinista belga Hergé em 10 de janeiro de 1929.
A teoria corrente indica que Hergé baptizou a sua personagem como Tintim em homenagem ao álbum de
Benjamin Rabier escrito em colaboração com Fred Isly, denominado Tintin lutin (1897). Tal teoria parece corresponder à verdade, uma vez que, para além do nome, são facilmente verificáveis algumas semelhanças existentes entre Onésime, personagem do álbum referido, e o Tintim de Hergé. O nome Tintim aparece pela primeira vez em 1929, data que pode ser assinalada como a sua origem gráfica.
Dado que a série de quadrinhos possuiu uma existência de quase meio século, a personalidade de Tintim sofreu sutis alterações ao longo de sua evolução, embora sua caracterização se tenha mantido consistente durante todo o seu percurso. O personagem normalmente é apresentado como um jovem
repórter (cuja idade vai presumivelmente da adolescência até a juventude), de espírito aventureiro e curioso, constantemente envolto em casos de investigação criminosa ou em conspirações políticas, geralmente guiado por uma personalidade descrita como nobre, audaciosa e perspicaz. Eventualmente a personagem passa uma imagem de inocência, ainda que procure responsabilizar-se por seus actos de forma presumivelmente bastante madura (não raro criando situações em que dá "lições de moral" a outros personagens mais velhos).
Entretanto, a evolução da série em quadrinhos (que vai da
década de 1930 até os anos 70) faz com que a descrição do personagem reflita a forma como a visão de mundo do seu autor (e da própria civilização ocidental, de uma forma geral) se altera, livrando-se de preconceitos ou agregando outros, de forma que a personagem possua um leve sentimento colonialista e eurocêntrico nas suas primeiras histórias e passe a lutar pela independência das antigas colónias sul-americanas nas últimas histórias.
Tintim era desenhado como um garoto de pele clara e cabelos castanhos, apresentando um característico topete que viria a tornar-se praticamente sua marca registada. Em praticamente todas as suas histórias, Tintim era retratado vestindo uma blusa de
azul e uma calça beje. Porém, dependendo da região do mundo em que se encontrava, ele poderia eventualmente trajar as vestimentas típicas daquele local.
Possivelmente, a personagem da série em quadrinhos que está mais associada emocionalmente a Tintim seja o seu
cachorro de estimação, apelidado de Milu, um fox terrier de pêlo branco. O cão acompanha o repórter desde suas primeiras histórias, demonstrando uma esperteza e uma lealdade superiores aos demais cães.
Da mesma forma, ao longo de suas histórias, Tintim colecionou uma série de aliados. Dentre todos, talvez o mais importante seja o
Capitão Haddock, arquétipo do marinheiro beberrão e ranzinza, mas de bom coração. Outra personagem importante foi o Professor Girassol, igualmente o arquétipo do gênio cientista/inventor das histórias de ficção.



Sem comentários:

Enviar um comentário