domingo, 31 de janeiro de 2010

Simbologia do Projecto

Para consultar a actualidade do Tó Luís nas artes vêr o blog: http://pintaravidacomarte.blogspot.com/
Obrigado
**********************************************************
Projecto: The comedy of the colours 2010 / Moments Forever

A Banda Desenhada ou Histórias aos Quadradinhos são uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos, sendo em geral publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em jornais.
A Banda Desenhada desde os primórdios da sua criação teve sempre um enorme impacto junto de um público mais juvenil com maior evidência nos anos 50 /60. Nos anos 90 deu-se uma viragem relevante com ligação á Banda Desenhada Japonesa com o nome de, “Manga”, e então daí foi só dar um pequeno salto para se fazer a junção da Banda Desenhada á pintura com a sua “Pop Art”, sempre contemporânea.
Neste meu projecto pessoal que posso chamar de, “Arte sequêncial”, em cada obra pretendo dramatizar a ideia de um momento ou até mesmo de um espaço, tudo isto envolvendo um arranjo historial curto em velocidade relampago em apenas uma pintura. Com estas obras quero transportar uma carga emocional bastante activa, atraente, obscura e surpreendente, envolvendo a pessoa que observa as obras.
Com estes meus trabalhos recuperei uma ideia antiga, fui remexer em folhas de rescunhos e de desenhos já muito amareladas pelo tempo e posteriormente cimentar essa mesma luz que agora se acende. Realizei um estudo mais aprofundado tecnicamente em relação aos meus projectos anteriores, fazendo estudos de ideias para este projecto, em livros, videos ou até mesmo em figuras, em materiais como o barro ou até mesmo o vidro.
Com o Projecto: “The comedy of the colours 2010 / Moments Forever”, senti renascer em mim as personagens lendárias do meu tempo de jovem, com as histórias que os caracterizou e que me emocionaram.
Estas histórias, representadas agora neste meu projecto, pretendem conjugar a realidade com o irreal, dando cor e movimento aos observadores das obras, criando em cada espectador um imaginário de peripécias divertidas ou até mesmo dar um momento emocional mais delicado.

Tó Luís
2010

Sem comentários:

Enviar um comentário